Monocle

As conservas da Jose Gourmet encantam tanto o paladar como o olhar

O design encantador e distinto da marca tem vindo a atrair a atenção de consumidores com sensibilidade estética, ao mesmo tempo que celebra o talento e o património português.

Poucas embalagens de produtos alimentares ou bebidas evocam tão bem o sentimento de sol e mar como o branding das conservas de peixe. O peixe em lata tem sido, há muito tempo, protagonista nos almoços de verão em todo o Mediterrâneo e na costa Atlântica da Europa, utilizado em tudo, desde saladas ao estilo niçoise e bruschettas até pratos de massa. A captar este espírito solarengo está a marca portuguesa Jose Gourmet, cujas latas se destacam nas prateleiras de todo o mundo — e não apenas pela qualidade excecional do produto (que é notável).

Com embalagens em cartão cinzento, papel pardo e materiais reciclados, cada lata apresenta uma ilustração criada em colaboração com designers, artistas e ilustradores. A acompanhar a tipografia simples surge uma variedade eclética de estilos — alguns claros e coloridos, outros mais caricatos ou abstratos — mas todos distintivos e pessoais.

“É gratificante ver como cada ilustração se tornou um objeto de apreciação, tanto individualmente como no conjunto”, diz Luís Mendonça, designer, sócio e diretor de arte da Jose Gourmet. “Tornaram-se indispensáveis precisamente pelas diferenças entre si.”

Mendonça fundou a Jose Gourmet com o seu amigo Adriano Ribeiro, em 2008. Nos primeiros tempos da empresa, a dupla reconheceu o poder da embalagem em valorizar o produto e convidou 12 ilustradores portugueses de livros infantis de renome a colaborar com a marca, numa tentativa de ampliar a apreciação das conservas. Essa lista cresceu entretanto para quase 90 colaboradores, incluindo amigos dos fundadores, estudantes, artistas consagrados e designers em início de carreira.

Para os envolvidos, estas encomendas tornaram-se projetos que os ligam ao património português através de uma comunidade de artistas locais.

“A marca destaca-se não apenas pela excelência dos ingredientes, mas também pela sua estratégia de design ousada e ponderada”, afirma Marlene Couceiro, designer gráfica sediada no Porto, autora da ilustração das pequenas sardinhas em molho de tomate da Jose Gourmet.

Ela viu a colaboração como uma oportunidade para partilhar o espaço artístico com designers que já admirava.

“O facto de a Jose Gourmet escolher trabalhar com artistas locais, dando visibilidade a diferentes vozes e a uma diversidade de estilos, representa um gesto poderoso de afirmação cultural através do design.”

O projeto constitui uma forma imaginativa e consciente de construir uma identidade de marca autêntica e pessoal, ao mesmo tempo que valoriza o património local.
O que mais se pode desejar de uma lata de sardinhas em azeite e limão numa tarde de verão?

Fonte: https://monocle.com/design/jose-gourmets-canned-fish/


Outras Publicações