Abel Mota
@abelmotastudio
Abel Mota (Portugal, 1999) é um artista visual que vive e trabalha entre o Porto e Braga. Estudou Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e frequentou o estúdio de Tim Eitel na École des Beaux-Arts, em Paris. Desde 2017, participou em residências artísticas em Cabo Verde e no Brasil, e expôs o seu trabalho em várias exposições individuais e coletivas, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Entre as exposições individuais de destaque contam-se A Whale of a Time, Fórum Arte Braga, 2025; Queridas Bestas, Galeria Plato, 2024; e exposições coletivas/feiras de arte como a Bienal Encontrarte (2017–2025), Bienal de Cerveira, 2020, e Swab Barcelona, 2025.
Em 2021, recebeu o Prémio Millennium BCP de Arte Jovem e colaborou com a Esporão no trabalho de identidade visual.
É cofundador do estúdio e espaço cultural O Bueiro e colabora regularmente com os estúdios de design de Gémeo Luís e Eduardo Aires.
Abel Mota utiliza o desenho e a pintura como ferramentas para despertar uma curiosidade quase inesgotável. A sua investigação visual mistura uma vasta gama de referências, desde o folclore ibérico e sul-americano ao cinema da Europa de Leste, passando pela cerâmica tradicional e imagens «emprestadas» do quotidiano digital. As suas obras habitam um espaço que é simultaneamente narrativo e íntimo, confrontando-nos com um humor subtil e uma ambiguidade emocional enigmática. A sua prática constrói uma mitologia partilhada, que parece ao mesmo tempo estranha e familiar, onde a memória, o afeto e a imaginação se cruzam.